-
Arquitetos: Agustín Lozada
- Área: 380 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Imersa nas Sierras Chicas e a poucos quilômetros de Córdoba, encontra-se a casa na colina. Esta casa está apoiada sobre um terreno de topografia acidentada e de grandes inclinações, gerando pontos de encontro entre a arquitetura e o terreno natural mediante espaços abertos.
A construção de 380 m² é desenvolvida em três níveis para poder neutralizar a inclinação pronunciada do lugar. A entrada é feita através de uma ponte pedonal que vincula a rua com o terraço superior.
Dito terraço possui dois espelhos d'água, que geram uma agradável situação para poder contemplar as vistas de 360º sobre o vale.
Devido à topografia montanhosa, terraços, varandas e pátios foram desenvolvidos a fim de obter um olhar mais atento do exterior, mas o contato direto com o solo não é comum, porque tudo acontece acima dele.
O interior lembra uma caverna. A ideia principal era se esconder do mundo exterior ao circular, e se abrir para as vistas nos ambientes principais.
O programa oferece três pavimentos e um terraço, escolhido como o ponto de acesso à casa. O piso superior abriga as atividades sociais e tem as melhores vistas. No nível intermediário podemos encontrar o dormitório principal e no piso inferior tem os quartos secundários, juntamente com uma sala de jogos. Neste nível também tem um pátio para atividades familiares privadas.
Para materializar a residência optou-se pela utilização de materiais cuja natureza seja similar à qual se encontra no lugar, como é o caso de pedras e de concreto armado, produzindo um menor impacto no entorno. A presença dos espelhos d'água é fundamental nos espaços exteriores.